domingo, 13 de julho de 2008

A Olimpíada Chinesa

No dia 08/08/08, às 08h08min, da noite, número da sorte para os chineses, será a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim. Não por acaso, a China foi escolhida para sediar o evento, assim como, as escolhas anteriores não tiveram nada de casualidade. Atualmente, a China é uma das maiores potências econômicas mundiais, e para o mundo este acontecimento seria uma oportunidade de abertura política, afinal, milhões de pessoas acompanharão os Jogos, in loco, e inúmeros repórteres, de todo o planeta, estarão cobrindo o evento, e, evidentemente, aguardando oportunidade para obter alguma matéria bombástica sobre e fechada China. Para esta nação é a possibilidade de usar os Jogos como arma ideológica para legitimizar o seu regime político. Destacando, a situação do Tibet, território anexado nos anos cinqüenta do século passado, que clama por independência, e, recebeu a solidariedade de todo o mundo, nos locais por onde a tocha olímpica passou.

Questiono muito a realização dos Jogos olímpicos como apenas um evento esportivo em si, momento de confraternização mundial dos povos pelo esporte. Confraternização?! Como? Vivemos um momento de grandes conflitos étnicos, religiosos, por motivações, evidentemente, político-econômicas. É provável que esta conotação de “ideal olímpico” exista apenas nos atletas que se prepararam e se dedicaram por anos para àquele momento.

A história nos mostra, ver infográfico do Estadão, que nem sempre ou quase nunca a paz reinou durante os Jogos Olímpicos. Foram atentados, questões raciais, protestos, boicotes, espionagens, enfim... Onde está o verdadeiro espírito olímpico?

Foto: Ricardo Moraes/AP


6 comentários:

Fátima Soares disse...

´Mais uma vez ,não desista. Insira suas idéias e seu blog vai bombar.
Um grande abraço.

Viagem pela Língua Portuguesa disse...

Maili,gostei bastante do seu blog, o texto que vc postou está bastante rico em informações , informações estas que irão nos ajudar em nossas atividades que serão desenvolvidas com os nossos alunos na terceira unidade.
Continue brilhando,pois vc. é um elo na cadeia de luz que é o próprio Universo-portanto,vc. é uma parte de Deus. Beijos. Janda.

vivereducar disse...

Parabéns Maili, seu blog tá lindo, a idéia então... nem se fala!
Bjs...

Suzana Gade

ppppppppppp disse...

Oi Maili... Parabéns, seu Blog esta show, do tema à contextualização...
"China, Olimpíadas, política, mídia, investimentos, potência mundial..." palavras que terão grande destaque nessa temporada na China, teremos o prazer de poder assistir grandes atletas que conseguiram chegar e atravessar essa Muralha ... Enquanto isso aqui do outro lado, você junto à outros educadores,mantém firme o compromisso de incentivo ao esporte junto a essas crianças e adolescentes, para que possam manter-se afastados dessa onda de drogas e violência q atola nossa sociedade e quem sabe um dia teremos sim seja na China ou em outro país um dos nossos alunos atravessando essa grande muralha.Admiro seu trabalho, é uma soma muito importante às outras disciplinas... afirmo porque sei o quanto o esporte é importante!!! Boa sorte.

junior costa disse...

oi prof blog m,assa vi bj

Lourenço Júnior disse...

Oi professora, seria interessante discutir as possíveis mudanças que as Olimpíadas trouxeram a China depois desse evento. Parabéns pelo seu trabalho.